Programação

Programação PARCIAL da 8ª Semana de Gestão de Políticas Públicas EACH/USP


SEGUNDA-FEIRA - 29/10:

- 09h00 às 12h00 - (Abertura) Fórum dos Coordenadores de cursos da área de públicas.
  • Encontro entre coordenadores dos diversos cursos da área de públicas do estado de São Paulo [USP, UNICAMP, UNESP, FGV], com o intuito de se discutir as convergências nas diretrizes e perspectivas político-pedagógicas dos diversos cursos..    

- 19h00 às 22h00 - Mesa "Transição de Governos nos Municípios Paulistas".
  • Visando fortalecer os laços institucionais entre a graduação de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP e o curso técnico de Gestão Pública da ETEC-CEPAM, e a aproximação entre os corpos discentes dos mesmos, será promovida uma apresentação de um dos atuais projetos do CEPAM, a pesquisa sobre Transição de Governo nos Municípios Paulistas, em que Carminha Meireles e Fernando Montoro, dois técnicos de longa data do CEPAM, comporão a mesa junto ao professor Dr. Fernando Coelho, atual coordenador do curso de GPP.

TERÇA-FEIRA - 30/10:

- 09h00 às 12h00 - Mesa "Direito à Cidade".
  • Discussão sobre questões relativas à cidadania, empoderamento e questões cotidianas do centros urbanos como mobilidade, acesso aos espaços públicos e políticas de habitação. Estão confirmados para composição da mesa a Ana Paula Perles, representando o MTST, o relator da reedição do Plano Diretor de São Paulo, na gestão Marta, e recém eleito vereador de São Paulo Nabil Bonduki, e a Profª Drª Mariana Fix, arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP, professora da FACAMP, especialista em habitação e cidade na mundialização financeira.
- 19h00 às 22h00 - Mesa sobre Educação Pública.
  • Nesta mesa haverá uma exposição sobre pontos que permeiam a questão da educação pública, e a visão de um movimento social que luta pela democratização do acesso e participação na formulação de políticas relacionadas ao âmbito educacional. Contaremos com a participação de Cibele Lima da "Rede Emancipa de cursinhos populares",   Lisete Arelaro, atual diretora da Faculdade de Educação da USP e ex-secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da cidade de Diadema/SP, e Carlos Giannazi, Deputado Estadual de SP, Professor da Rede Pública de Ensino, Mestre em Educação e Doutor em História Econômica.

QUARTA-FEIRA - 31/10:

- 09h00 às 12h00 - Mesa sobre Drogas e Políticas Públicas.
  • Em um contexto onde as drogas são tidas como um dos maiores problemas sociais contemporâneos, contaremos com uma mesa cujo objetivo será promover o debate sobre políticas de drogas e seus desdobramentos, a partir da ótica de uma conjuntura atual e suas perspectivas. Estão confirmados para compor essa mesa nomes como Roberta Costa, ativista do Coletivo "DAR - Desentorpecendo a Razão", e José Florentino dos Santos Filho - coordenador da Coordenadoria de Atenção às Drogas (Secretaria municipal de Participação e Parceria) e presidente do Conselho Municipal de Álcool e Drogas. O docente Marcelo Nerling fará a mediação da mesa.

- 19h00 às 22h00 - Mesa sobre Participação Popular nas Políticas Públicas.

  • Debate em torno do exercício de direitos de participação popular no âmbito político, voltado à reflexão sobre os desafios e perspectivas para consolidação de uma prática de controle social do poder público, que seja capaz de interferir na definição/construção das políticas e na priorização dos gastos públicos, traçando desta forma rumos para efetivação de uma sociedade democrática. A mesa será composta por Luis França da "Rede Nossa São Paulo"Maria Victória Benevides e pelo Deputado Estadual Luiz Claudio Marcolino.

QUINTA-FEIRA - 01/11:

- 09h00 às 12h00 - Ciclo de exposições de trabalhos acadêmicos.
  • Apresentação de trabalhos acadêmicos resultados de iniciação científica, de trabalhos conclusão de curso ou demais projetos na área de Políticas Públicas ou afins, convidando assim alunos a contribuir com a qualidade do evento e promovendo o incentivo aos novos pesquisadores.

- 19h00 às 22h00 - "Encontro com os Egressos" e Encerramento.
  • Espaço para troca de experiências e informações. Egressos irão expor suas vivências no que diz respeito à trajetória profissional pós academia, e realizarão discussão entre atuais estudantes e egressos do curso, com vista a prover aos estudantes presentes uma visão do início de sua trajetória profissional e de sua visão acerca da sua vida acadêmica após a graduação.


22 comentários:

  1. porque um vacuo tao grande entre as mesas? não tem atividades a tarde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa edição, a comissão organizadora resolveu não programar atividades no período vespertino devido a baixa procura pelo público verificada nos dois últimos eventos.

      Excluir
  2. Olá. Fiz minha inscrição no evento... Gostaria de saber como será a certificação, pois haverá dias que não ficarei para as atividades noturnas por conta do grande lapso de intervalo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discentes do curso de Gestão de Políticas Públicas devem participar de no mínimo 3 palestras para receber certificado.

      Já o público visitante receberá por e-mail o certificado, mesmo que tenha participado de apenas uma palestra.

      Excluir
  3. olá, gostaria de saber quando recebo o certificado? e a carga horaria do evento?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Discentes do curso de Gestão de Políticas Públicas devem participar de no mínimo 3 palestras para receber certificado.

      Já o público visitante receberá por e-mail o certificado, mesmo que tenha participado de apenas uma palestra.

      Excluir
  4. Haverá transmissão simultânea? O evento será gravado e depois disponibilizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos providenciando a transmissão online do evento. Contudo, se isso não ocorrer, vamos disponibilizar os videos no youtube.

      Excluir
  5. Boa! poderia ter transmissão via streaming!!! vai rolar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos providenciando a transmissão online do evento. Contudo, se isso não ocorrer, vamos disponibilizar os videos no youtube.

      Excluir
  6. ainda nao recebi o meu email confirmando a inscrição? entao o certificado terá 30 horas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve você receberá sua confirmação. Sobre o certificado, terá a carga horária que você participou no evento.

      Excluir
  7. Excelente a mesa de 30/11/12 sobre Educação pública... Parabéns aos integrantes: Profª Lisete, Deputado Giannazi e Cibele (que gata, diga-se de passagem!!!).
    Lamentáveis apenas os bocejos e cochilos indiscretos do mediador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comissão Organizadora31 de outubro de 2012 às 15:52

      São indiscretos pois nós, seus alunos, já estamos acostumados com a CONDIÇÃO MÉDICA relacionada à diabetes do professor, que causa esse cansaço dele. =D

      Excluir
    2. Fico triste pela condição do professor, mas nós - que não somos alunos, somos visitantes, gestores na ativa de políticas públicas e assim trazemos uma colaborção externa e imparcial para o enriquecimento do evento - não temos como saber da situação médica do mediador. Mesmo assim, foi uma excelente mesa!

      Excluir
  8. Acho boas as mesas com parlamentares. Apenas uma reflexão. Por que nao temos parlamentares do PSDB?do PP? do PR? do PV? Seria interessante mesas com deputados de várias siglas. Sempre só da PT e PSOL... Tem limite né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Viva o PT!

      Excluir
    2. Caro anônimo,

      Buscamos convidar palestrantes especialistas na área de cada mesa. Contudo, sempre ficamos limitados a uma respota positiva do convidado. Nessa situação, é evidente que um determinado perfil sempre se apresenta disposto a participar, diferentemente de outros. Inclusive, alguns se apresentam mesmo sem convite para debater conosco.

      Agora, se você acompanhar o histórico do blog nessa 8ª edição, verificará que teremos a participação de um candidato pelo PV no evento.

      Att.

      Excluir
  9. Parabéns aos organizadores da 8ª Semana de Gestão Pública. Muito interessante o evento. Gostei muito da apresentação dos trabalhos de 01/11/12. Várias ideias novas e impactantes positivamente.

    ResponderExcluir
  10. Saudações à comissão de organização da 8ª GPP (que estava muita boa!). Meu nome é Reginaldo Aparecido de Sales, sou gestor público educacional na prefeitura de Campinas. Participei do evento e gostaria de saber quando vocês enviarão o certificado de participação, pois devo apresentar aos meus superiores hierárquicos. Abraço, Reginaldo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!